CUSTOM CSS
AlsoBuyMinicart Settings 2

Quais os sintomas da queda de cabelo feminino?

Mulher segurando escova com muitos fios de cabelo.

A queda capilar afeta muitas pessoas, causando grande desconforto e preocupação. Por isso, é importante ficar atento aos sintomas da queda de cabelo feminino para poder agir antes que o problema se agrave. 

Afinal, nosso cabelo é uma parte importante de nossa identidade e autoestima, além de exercer funções importantes de proteção e regulação da temperatura do corpo. 

Existem diversas causas para a queda de cabelo, desde fatores genéticos até questões de saúde, estresse, alimentação e cuidados capilares inadequados. 

É fundamental entender os sintomas da queda de cabelo para poder buscar o tratamento correto e manter a saúde e beleza dos fios. Neste texto, vamos abordar especificamente os sintomas da queda de cabelo feminino, para ajudar as mulheres a identificar e tratar esse problema com eficácia.

A nutricionista da Vitamine-se, Carolina Tavares, explica sobre as causas, tratamentos e sintomas da queda de cabelo feminino. Fique com a gente até o final desse texto e entenda mais sobre este problema que afeta muitas mulheres.

Principais causas da queda de cabelo feminino

Mulher segurando o cabelo com uma mão e vários fios soltos na outra.
Deficiência nutricional, estresse e fatores genéticos podem ser a causa da queda de cabelo feminino.

Há diversas causas para a queda de cabelo feminino. Por isso, é imprescindível compreender os sintomas para se chegar ao diagnóstico e buscar o tratamento adequado. Entre as principais estão:

Alimentação inadequada

Dietas pobres em nutrientes importantes para a saúde dos cabelos, como vitaminas e minerais, são uma das principais causas da queda de cabelo. 

Suplementos alimentares podem ser recomendados para normalizar os níveis adequados de nutrientes que influenciam no crescimento dos cabelos.

Fatores genéticos

A herança genética é uma das causas mais comuns na queda de cabelo feminino por causar uma sensibilidade maior dos folículos capilares a um hormônio chamado di-hidrotestosterona (DHT), que acaba reduzindo o ciclo de vida dos fios e levando à queda capilar. 

Além disso, a genética também influencia na espessura e densidade dos fios de cabelo, o que pode torná-los mais propensos à queda.

Alterações hormonais

Mudanças hormonais, como aquelas que ocorrem durante a gravidez, menopausa causam a queda de cabelo em mulheres.

Durante a gravidez, por exemplo, as mulheres podem experimentar um aumento no crescimento e espessura do cabelo, devido às mudanças nos níveis hormonais. No entanto, após o parto, os níveis hormonais voltam ao normal, o que causa a queda excessiva de cabelo, conhecida como eflúvio telógeno. Essa condição geralmente se resolve por si só após alguns meses, mas em alguns casos é necessário tratamento.

A menopausa também é uma época comum para a queda de cabelo em mulheres, devido às alterações nos níveis hormonais. A diminuição dos níveis de estrogênio pode levar à miniaturização dos folículos capilares e, consequentemente, à perda dos fios.

Estresse

O estresse crônico é um dos fatores que desencadeiam a queda de cabelo, pois afeta o equilíbrio hormonal e o sistema imunológico do corpo.

Quando o corpo está sob estresse, ele libera hormônios, como o cortisol, que afeta o ciclo de crescimento do cabelo e levar à queda excessiva.

O estresse crônico também desencadeia uma condição chamada eflúvio telógeno, que faz com que os folículos capilares entrem prematuramente na fase de queda, levando a uma perda excessiva de fios. 

Além disso, o estresse também influencia na nutrição do cabelo, reduzindo a quantidade de nutrientes que os folículos capilares recebem e impedindo o crescimento saudável.

Problemas de saúde

Doenças autoimunes, infecções, distúrbios da tireoide e outras condições podem afetar diretamente a saúde capilar e causar perda excessiva de cabelo.

Por isso é importante investigar possíveis causas subjacentes e, a partir daí, tratar a queda de cabelo.

Sintomas da queda de cabelo feminino

Médica examinando o couro cabeludo de uma paciente.
Os sintomas devem ser investigados por um médico dermatologista que vai orientar para o tratamento mais adequado.

Cada mulher apresenta sintomas diferentes de queda de cabelo, dependendo das causas do problema e de outros fatores individuais. 

Por isso, é importante consultar um médico especialista em dermatologia ou tricologia para avaliar o caso e indicar o tratamento adequado. Entre os sintomas mais comuns, destacamos:

Perda de cabelo acima do normal 

Este é o principal sintoma. Durante o penteado ou banho, é normal perder alguns fios de cabelo durante o dia a dia, mas se a quantidade aumentar significativamente, é um sinal de queda capilar.

Afinamento capilar

Os fios se tornam mais finos e frágeis, sendo comum também que percam volume e brilho.

Falhas no couro cabeludo

Podem aparecer áreas sem cabelo ou com fios ralos, que costuma ficar especialmente visível na região da linha do cabelo e nas laterais da cabeça.

Aparência mais fraca e sem vida dos fios

O cabelo se torna opaco, quebradiço e sem vida, com pontas duplas e ressecadas.

Principais tratamentos para a queda de cabelo

Como falamos anteriormente, o tratamento para a queda de cabelo vai depender da causa. Contudo, os mais recomendados são:

  • Mudanças na alimentação e rotina de cuidados com os cabelos, para promover a saúde capilar;
  • Uso de medicamentos específicos para o problema, como minoxidil e finasterida;
  • Suplementação de vitaminas e minerais;
  • Uso de produtos específicos, como tônicos, shampoos e cremes voltados para evitar a quebra e queda dos fios;
  • Tratamentos a laser, que estimulam o crescimento dos fios;
  • Transplante capilar, indicado em casos mais grave e severos.

Em resumo, os sintomas da queda de cabelo feminino podem variar de acordo com as causas do problema, mas é fundamental ficar atenta às mudanças na aparência e quantidade dos fios para buscar tratamento adequado tanto para manter a saúde quanto a beleza capilar.

A nutricionista Carolina Tavares fala sobre os sintomas da queda de cabelo feminino

Transcrição do vídeo

Especialistas dizem que é comum que caia entre 50 e 100 fios de cabelo todos os dias. Quando isso começa a ficar um pouco acima do normal, você pode começar a caracterizar isso como uma queda de cabelo mesmo. Como a gente tem bastante fio de cabelo na cabeça, a queda vai acontecer ao longo de todo dia. Então, acaba que não se assusta, ela sempre vai ver um pouquinho de cabelo ali no travesseiro, ou depois que secar o cabelo, ou mesmo na roupa, é comum.

Quando isso começa a ficar um pouco mais excessivo, por exemplo, você pentear o cabelo e repara que cai uma quantidade maior de uma só vez, ou na hora do banho, ou quando acorda, de repente já é a hora de procurar um especialista. É preciso entender se realmente é uma queda natural – normal, que ocorre todos os dias – ou é algo que precisa ser analisado com mais cautela.

Respondendo à pergunta “Qual o especialista que a mulher procura para conseguir descobrir se realmente tem uma queda de cabelo?”, o ideal é sempre procurar um dermatologista, que é um especialista nessa parte de cabelos e vai conseguir direcionar melhor e até fazer perguntas específicas para entender se de fato é um problema ou é uma queda normal.

O dermatologista com certeza vai investigar as possíveis causas e encaminhar para outro profissional, caso necessário. Caso seja algo de alimentação, um nutricionista. Se for alguma alteração hormonal, um endócrino.

Vitaminas para Cabelos e Unhas

Os cabelos, unhas e pele são formados por vitaminas, minerais e proteínas. Quando há falta de algum desses nutrientes, podemos sentir uma piora, precisam de suplementos alimentares que fornecem os nutrientes necessários para crescerem fortes e saudáveis.