Como repor a vitamina B12: dosagem indicada e métodos eficazes

A vitamina B12 auxilia no metabolismo energético e também no de carboidratos, proteínas e gorduras, sendo fundamental para o funcionamento adequado do nosso corpo. 

A deficiência de vitamina B12 causa uma série de problemas de saúde, como anemia, danos neurológicos e fadiga crônica. 

As principais fontes alimentares de vitamina B12 incluem carne, peixe, ovos e produtos lácteos.  Pessoas vegetarianas, veganos e idosos têm maior risco de deficiência de B12.

Como é feito o diagnóstico de vitamina B12

O diagnóstico de deficiência de vitamina B12 é feito por meio de exames de sangue que medem os níveis de vitamina no corpo.

Os sintomas de B12 incluem fadiga, fraqueza, formigamento nas mãos e nos pés e problemas neurológicos, como falta de memória.

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Dosagem indicada e como repor vitamina B12

O corpo humano não é capaz de produzir e nem de armazenar grandes quantidade de vitamina B12.  Sendo assim, a dosagem recomendada varia de acordo com a idade, sexo e condições médicas específicas.

A ingestão diária para adultos recomendada pela Organização Mundial de Saúde é de 2,4 microgramas (mcg).  Em casos de deficiência, a dosagem pode ser maior e requer acompanhamento médico adequado.

Pessoas com maior risco de deficiência, como vegetarianos e veganos, podem precisar de uma dose maior de B12.  É preciso fazer a avaliação com um médico ou nutricionista determinar a dosagem adequada

Uma estratégia para aumentar a ingestão de vitamina B12 é incluir alimentos enriquecidos com essa vitamina. Há no mercado cereais fortificados, leites vegetais enriquecidos, por exemplo.

Existem diferentes métodos de suplementação de vitamina B12 disponíveis. Os mais comuns incluem comprimidos, cápsulas, injeções, gotas e sprays sublinguais.

Suplementação de vitamina B12

A versão em gotas é prática para idosos, pessoas com má digestão ou que passaram por bariátrica.  Por ser sublingual, é absorvida diretamente pela corrente sanguínea, sem passar pelo estômago.

A escolha do método de suplementação depende das necessidades individuais e da capacidade de absorção de cada pessoa. Procure um médico ou nutricionista.

Vitamina B12 em gotas

Auxilia no funcionamento do sistema imune e também na formação de células vermelhas do sangue.