Chegou a Páscoa, a época mais gostosa do ano! Você já se perguntou por que comer chocolate nos gera uma sensação de bem-estar? Isso se deve aos hormônios produzidos.
O chocolate se origina a partir do cacau. No geral, ele é feito a partir da mistura de pasta de cacau, açúcar e outros ingredientes, como leite em pó.
Ele é conhecido por seu sabor doce e cremoso, e é usado em várias preparações culinárias, como bolos, biscoitos, sobremesas e bebidas geladas e quentes.
A composição do chocolate
O chocolate é feito a partir da semente de cacau, que contém diversos compostos químicos, incluindo estimulantes como a cafeína e a teobromina, além de gorduras e açúcares.
O cacau também contém um componente chamado triptofano, que é um aminoácido essencial, o que significa que o corpo não pode produzi-lo naturalmente e deve ser obtido através da alimentação.
Além de ser um componente básico das proteínas, o triptofano também é um precursor da serotonina, o neurotransmissor conhecido como o "hormônio do bem-estar".
Ao comer chocolate, o triptofano do cacau pode atravessar a barreira hematoencefálica e chegar ao cérebro, onde é convertido em serotonina, aumentando os níveis desse neurotransmissor.
A serotonina é responsável por regular o humor, o sono, o apetite e outras funções cerebrais. E, por isso, influencia positivamente o humor e o bem-estar emocional.
O triptofano também está relacionado com a produção de melatonina, o hormônio que regula o sono. A melatonina é produzida a durante a noite e ajuda no ciclo de sono-vigília do corpo.
O chocolate tem diversos benefícios para a saúde quando consumido com moderação e como parte de uma dieta equilibrada. Entre os principais, destacamos:
continue a leitura
Como falamos anteriormente, o chocolate contém compostos que estimulam a produção de serotonina e endorfinas, neurotransmissores que atuam na melhorar do humor e redução do estresse.
Melhora do humor
O chocolate amargo, ou seja com maior teor de cacau, é rico em flavonoides, compostos antioxidantes que ajudam a proteger o coração e reduzir o risco de doenças cardíacas.
Saúde do coração
Os flavonoides encontrados na composiçao do chocolate também agem na circulação sanguínea no cérebro e ajudam a proteger contra o declínio cognitivo.
Saúde do cerebro
Chocolate amargo aumenta a resistência e reduz a fadiga muscular, pois contém carboidratos, proteínas e antioxidantes que ajudam na recuperação muscular após o exercício intenso.
Performance física
Como aproveitar a Páscoa de forma saudável
Os chocolates são produzidos a partir de manteiga de cacau, açúcares e outros ingredientes. A proporção desses ingredientes varia com o tipo do chocolate.
O chocolate amargo é o que possui a maior concentração de cacau e menores teores de manteiga de cacau e açúcares, já o chocolate branco, tem menos cacau, mais manteiga de cacau e mais açúcares.
Ter essa informação em mente é importantíssimo, pois as vantagens do chocolate se devem ao cacau e quanto menor sua proporção no produto, menor seus benefícios para a saúde.
Dê preferência para produtos com mais cacau e menos açúcares, ou até mesmo as versões adoçadas com adoçantes naturais, como stevia, por exemplo.
Também é possível encontrar alternativas nutritivas, como com adição de whey protein que ajudam no consumo de proteínas, ainda promovem a sensação de saciedade, contribuindo para o controle do peso.
Há, ainda, variedades com colágeno adicionado, uma proteína que ajuda a promover a beleza da pele.
Chocolates funcionais
O Choco Pretty leva 2,5 g de Colágeno VERISOL® e o Choco Protein possui 41% de cacau e 6 g whey protein isolado.