O fenômeno Astaxantina: o que é, para que serve e quais os benefícios desse supernutriente

Nos últimos anos, um nome tem ganhado destaque no mundo da nutrição e da saúde: a Astaxantina. Tudo isso por conta de suas propriedades únicas e potencial para melhorar diversos aspectos da saúde.

A Astaxantina é um pigmento carotenóide encontrado em várias formas de vida aquática.  Sua tonalidade vermelha é responsável por conferir a cor característica a esses organismos.

Além disso, ela é notável por suas propriedades antioxidantes, que desempenham um papel crucial na proteção das células contra danos oxidativos.

A maior fonte natural de Astaxantina são as microalgas da espécie Haematococcus pluvialis. Elas produzem esse carotenóide com coloração vermelha/alaranjada/rosada quando se sentem ameaçadas.

Fontes de alimentação da Astaxantina

A Astaxantina é mais comumente encontrada em organismos que se alimentam de microalgas ricas nesse pigmento. Confira os principais alimentos:

continue a leitura

Seta off-whitee

01

Salmão, truta e sardinha;

02

Camarão, caranguejo e frutos-do-mar;

03

Microalgas.

O alimento que apresenta maior concentração de Astaxantina é o salmão, principalmente o tipo selvagem. Cerca de 165 g dessa qualidade de salmão possui aproximadamente 3,6 mg de Astaxantina.

USE O CUPOM WEBSTORIES

APROVEITE 20% OFF SÓ HOJE PARA EXPERIMENTAR

OU CONTINUE A LEITURA

Seta

Os principais benefícios da Astaxantina

Como é considerada um supernutriente, a Axtaxantina possui diversos benefícios para a saúde. Entre os principais, destacamos:

continue a leitura

Seta off-whitee

A capacidade antioxidante ajude a prevenir a degeneração macular relacionada à idade, uma condição que pode levar à perda de visão em pessoas mais velhas.

Saúde ocular

A Astaxantina tem a capacidade de neutralizar os radicais livres causados pela exposição ao sol e outros fatores ambientais que contribuem para o envelhecimento precoce da pele.

Saúde da pele

Ela atua na proteção da pele, suavizando as rugas, manchas e marcas de expressão, além de garantir proteção contra danos externos, como raios UV, poluição e outras toxinas. 

Para atletas, Astaxantina pode melhorar a resistência durante o exercício, reduzir a fadiga muscular pós-treino e acelerar a recuperação após atividades intensas.

Desempenho esportivo

O nosso supernutriente protege os neurônios e atrasa a taxa de declínio cognitivo, que é muito comum com o passar da idade, sendo benéfica na luta contra doenças, como o Alzheimer.

Saúde  cerébral

A ação anti-inflamatória tem efeito analgésico em dores nas articulações. O resultado positivo se estende por doenças crônicas, como artrite e síndrome do túnel do carpo.

Anti-inflamatório natural

Inclua alimentos ricos em proteína na primeira refeição do dia para fornecer energia e aminoácidos desde cedo. As opções incluem ovos, queijo, iogurte, frutas como banana e aveia.

Saúde do coração

Além disso, ele contribui para a redução dos níveis de triglicerídeos, o chamado colesterol ruim, e melhora os níveis de HDL, o colesterol bom.

Como os radicais livres (sempre eles!) atacam os espermatozoides, o poder antioxidante do carotenoide melhora a qualidade do sêmen.

Maior fertilidade em homens

Embora ela possa ser obtida através da alimentação, algumas pessoas optam por suplementos para garantir uma ingestão consistente desse antioxidante.

Na vitamine-se temos o Colágeno em Pó com VERISOL® com adição de Astaxantina e Ácido Hialurônico para atuar na proteção aos radicais livres que causam envelhecimento e hidratação da pele.

Colágeno Anti-Age

A fórmula do Colágeno VERISOL® Vitamine-se contém Ácido Hialurônico, Astaxantina, Silício Orgânico, Zinco e Vitaminas C e E.