CUSTOM CSS
AlsoBuyMinicart Settings 2

Como repor a vitamina B12: dosagem indicada e métodos eficazes

A vitamina B12 auxilia no metabolismo energético e também no de carboidratos, proteínas e gorduras, sendo fundamental para o funcionamento adequado do nosso corpo. Neste texto, iremos falar sobre como repor a vitamina B12, a dosagem indicada e os métodos eficazes para garantir sua absorção.

A deficiência desta vitamina é a causa de uma série de problemas de saúde, como anemia, danos neurológicos e fadiga crônica. Por isso, é essencial garantir uma ingestão adequada, especialmente para pessoas com deficiência ou que praticam dietas restritas.

Conheça mais sobre a vitamina B12

Pertencente a família de vitaminas do Complexo B, a B12, também conhecida como cobalamina, é uma vitamina solúvel em água encontrada, principalmente, em alimentos de origem animal. Ela desempenha um papel crucial no metabolismo das células, na formação de glóbulos vermelhos e no funcionamento saudável do sistema nervoso. A falta dela pode levar à anemia megaloblástica, que causa fadiga, fraqueza e dificuldade de concentração, por exemplo.

As principais fontes alimentares de vitamina B12 incluem carne, peixe, ovos e produtos lácteos. No entanto, pessoas vegetarianas, veganos e idosos têm maior risco de deficiência desta vitamina devido à restrição alimentar ou à diminuição da capacidade de produção e absorção. Para estes grupos, a suplementação de vitamina B12 é mais do que essencial.

Leia também: 20 alimentos com Vitamina B12 para incluir em sua dieta

De acordo com o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH), a dose recomendada de vitamina B12 varia dependendo da idade, do estilo de vida e das condições de saúde específicas.

Como é feito o diagnóstico de deficiência de vitamina B12

Mulher deitada na cama com o braço no rosto e expressão de cansaço.
O cansaço e indisposição são os sintomas mais comuns da deficiência de vitamina B12.

O diagnóstico de deficiência de vitamina B12 é feito por meio de exames de sangue que medem os níveis de vitamina no corpo. 

Além disso, o médico avalia os sintomas e o histórico médico do paciente. Os sinais e sintomas comuns de deficiência de vitamina B12 incluem fadiga, fraqueza, formigamento nas mãos e nos pés, problemas neurológicos, como dificuldade de equilíbrio e falta de memória.

Se você apresentar sintomas de deficiência de vitamina B12, é importante procurar um profissional de saúde para um diagnóstico adequado e orientação sobre a reposição da vitamina.

Dosagem indicada e como repor a vitamina B12

Mulher sentada na mesa e garçom levando um prato de salada.
Pessoas com dieta vegetariana e veganas são as que comumente precisam fazer suplementação de B12.

O corpo humano não é capaz de produzir e nem de armazenar grandes quantidade de vitamina B12. Sendo assim, a dosagem recomendada de vitamina B12 varia de acordo com a idade, sexo e condições médicas específicas. Para a maioria dos adultos saudáveis, a ingestão diária recomendada pela Organização Mundial de Saúde é de 2,4 microgramas (mcg).

O Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH) definiu a quantidade diária recomendada de Vitamina B12 de acordo com a idade. Confira a seguir:

Idade Quantidade de
Vitamina B12 recomendada
Bebês até 06 meses 0,4 mcg
Bebês de 7-12 meses 0,5 mcg
Crianças de 1-3 anos 0,9 mcg
Crianças de 4-8 anos 1,2 mcg
Adolescentes e adultos 2,4 mcg
Mulheres grávidas 2,6 mcg
Mulheres que amamentam 2,8 mcg

Algumas pessoas podem necessitar de doses mais altas, como aquelas que apresentam maior risco de deficiência, incluindo vegetarianos e veganos. Pacientes que convivem com anemia perniciosa, que é uma condição que impede o corpo de absorver B12 adequadamente, podem necessitar de doses mais elevadas desta vitamina para compensar a absorção inadequada.

Por isso, é preciso fazer a avaliação com um médico ou nutricionista para determinar a dosagem adequada e a melhor maneira de fazer essa suplementação.

Uma estratégia alimentar para aumentar a ingestão de vitamina B12 é incluir alimentos enriquecidos com essa vitamina. Há no mercado cereais fortificados, leites vegetais enriquecidos e outros produtos de origem vegetal que são enriquecidos com vitamina B12. Esses alimentos podem ser uma opção para vegetarianos e veganos que desejam aumentar sua ingestão de vitamina B12.

Formas de suplementação de vitamina B12

Há diferentes métodos de suplementação de vitamina B12 disponíveis no mercado. Os mais comuns incluem comprimidos, cápsulas, injeções, gotas e sprays sublinguais. A versão em gotas é uma forma eficaz e prática para idosos, pessoas com má digestão ou que passaram por cirurgia bariátrica. Por ser sublingual ela é absorvida diretamente pela corrente sanguínea, sem precisar passar pelo estômago. 

A escolha do método de suplementação depende das necessidades individuais e da capacidade de absorção de cada pessoa. Um médico ou nutricionista irá avaliar qual a melhor forma de incluir a vitamina B12 em sua dieta.

vitamina b12 gotas da vitamine-se

Vitamina B12 em Gotas (Metilcobalamina)

No formato Metilcobalamina, auxilia no funcionamento do sistema imune e também na formação de células vermelhas do sangue. Em gotas, a vitamina B12 ajuda no metabolismo energético e também no de carboidratos, proteínas e gorduras.