CUSTOM CSS
AlsoBuyMinicart Settings 2

Qual a relação entre cabelos e unhas?

Mulher ruiva com as pontas dos dedos no queixo.

Cabelos e unhas são partes muito importantes do nosso corpo e também contribuem para a autoestima, em especial feminina. Mas, o que muita gente não sabe é que há uma relação entre cabelos e unhas por eles possuírem semelhanças em sua estrutura e função. 

De acordo com a nutricionista Vitamine-se, Carolina Tavares, ambos são compostos por queratina, uma proteína resistente, e a saúde deles está ligada a alguns fatores comuns que iremos falar mais nesse texto.

Queratina: a proteína do cabelo e unhas

A queratina é uma proteína fibrosa presente em diversos tecidos animais, incluindo cabelo, unhas, penas, chifres e escamas. 

Ela é produzida pelas células da pele chamadas queratinócitos e é responsável pela resistência, elasticidade e impermeabilidade desses tecidos. 

A queratina é composta por aminoácidos, principalmente cisteína, que se ligam através de pontes de enxofre para formar uma estrutura helicoidal que confere sua força e rigidez.

Esta proteína está em abundância no cabelo e nas unhas, sendo responsável pela força e elasticidade dos fios e pela dureza das unhas.

A estrutura de cabelos e unhas

A estrutura do cabelo e das unhas é dividida por camadas. Os cabelos possuem três camadas: medula (camada central), córtex (camada intermediária) e cutícula (camada externa). 

A cutícula é composta por escamas planas que se sobrepõem de forma semelhante a telhas em um telhado. Esta camada protege o cabelo de danos e ajuda a manter a hidratação, Em situações em que ela é danificada, o cabelo pode ficar seco, quebradiço e com frizz.

O córtex é formado, principalmente, de fibras de queratina, sendo responsável pela elasticidade, força e cor dos fios. Quando o cabelo é tingido ou descolorido, é o córtex que é afetado.

A medula é encontrada apenas em cabelos grossos, e é composta por células mortas que formam um eixo central no cabelo. A função exata da medula ainda não é totalmente compreendida.

Os fios de cabelo são formados por três camadas: cutícula, córtex e medula. Quando a cutícula está danificada, é comum o surgimento de frizz.

Além dessas três camadas principais, o cabelo possui por outras estruturas importantes, como a papila dérmica, o bulbo capilar e a glândula sebácea. A papila dérmica é uma estrutura no folículo capilar que fornece nutrientes ao cabelo. O bulbo capilar é a parte que contém as células germinativas que produzem novos cabelos. A glândula sebácea envia óleo para manter o cabelo hidratado e saudável.

Já as unhas possuem duas camadas principais: a matriz e a placa ungueal. A matriz é a camada de células vivas localizada sob a pele, responsável pelo crescimento das unhas, enquanto a placa ungueal é a camada de células mortas que forma a unha em si.

Há também a cutícula da unha, que é a parte externa formada por uma fina camada de pele que fica na base da unha e ajuda a proteger a matriz da unha, que é onde as células são produzidas. A cutícula também evita a entrada de bactérias e outros agentes patogênicos.

Nutrição e saúde de cabelos e unhas

Mulher comendo salada.
Uma alimentação rica em nutrientes favorece o fortalecimento de cabelo e unhas.

A nutrição adequada é essencial para a saúde do cabelo e das unhas, pois se trata de estruturas compostas principalmente de proteínas, vitaminas e minerais. As deficiências nutricionais podem levar a cabelos e unhas fracos, quebradiços e sem brilho. 

Como já citamos anteriormente, proteínas como queratina, colágeno e elastina são importantes para a força e elasticidade do cabelo e das unhas. As fontes de proteína incluem carnes magras, peixes, ovos, laticínios, feijões e leguminosas.

As vitaminas do complexo B, especialmente a biotina, também são fundamentais para a saúde do cabelo e das unhas. Isso porque, esta vitamina atua na produção da queratina. Ovos, nozes, sementes, leite, carnes, espinafre e brócolis são fontes de biotina.

Minerais como ferro, zinco e selênio são importantes para a saúde do cabelo e das unhas. O ferro é necessário para transportar oxigênio para as células do cabelo e das unhas, enquanto o zinco mantém a estrutura e o selênio ajuda a protegê-los dos danos causados pelos radicais livres. 

Para obter esses minerais na alimentação, é necessário incluir na dieta carnes vermelhas, frutos-do-mar, lentilhas e espinafre, peixes, castanhas e sementes.

Além disso, uma dieta equilibrada que inclui frutas e vegetais fornece ainda uma ampla variedade de nutrientes essenciais, como vitamina C, vitamina E, beta-caroteno e antioxidantes.

Suplementação para cabelo e unhas: por que fazer?

Mulher tomando suplementação.
A suplementação de vitaminas, minerais e proteínas é indicado para o fortalecimento de cabelos e unhas.

A suplementação para cabelos e unhas pode ser benéfica em algumas situações. Entre as principais destacamos:

Deficiência nutricional

Uma dieta pobre em nutrientes essenciais incide em deficiências nutricionais que afetam a saúde do cabelo e das unhas. Suplementos de vitaminas e minerais ajudam a suprir essas deficiências.

Envelhecimento

Com o envelhecimento, a produção de colágeno diminui, o que afeta a saúde dos cabelos e das unhas. Suplementos de colágeno atuam para a melhora da força e concede brilho para o cabelo e fortalecimento das unhas.

Danos causados por tratamentos químicos

Mulher fazendo unha de gel.
O uso de alongamentos, a longo prazo, deixa as unhas fracas e quebradiças.

Tratamentos que envolvem o uso de substâncias químicas como alisamentos e colorações de cabelo, extensão e permanente de unhas costumam, a longo prazo, danificar essas estruturas.

Para diminuir esses danos, os suplementos podem ser usados para fortalecer e a proteger os cabelos e as unhas durante esses processos.

É importante lembrar que a suplementação deve ser orientada por um profissional de saúde, que irá avaliar as necessidades individuais e recomendar a dosagem adequada. Além disso, ela não deve substituir uma alimentação saudável e equilibrada.

A nutricionista Caroline Tavares fala sobre a relação entre cabelos e unhas

Transcrição do vídeo

Qual a relação entre cabelos e unhas?

Tanto as unhas quanto os cabelos são formados pela mesma estrutura, que é a queratina, um tipo de proteína. Então, normalmente, quando você está com uma queda de cabelo mais acentuada, a unha também fica mais fraca.

Os nutrientes acabam sendo muito próximos. Assim, o que vai resolver um, com certeza também resolve o outro, por conta dessa estrutura e das necessidades que vão ser bem parecidas para os cabelos e para as unhas.

Vamos supor que a pessoa está tomando uma suplementação, como, por exemplo, a biotina, para conseguir ter um fortalecimento dos fios ou para ter um cabelo maior, nessa situação a mulher pode ver também o fortalecimento das unhas.

O nosso corpo é muito inteligente. Tudo que a gente come, é direcionado exatamente para aquilo que está precisando.

Então, se a gente tá com uma deficiência ali, algum problema, é para cabelo, para as unhas, tudo que a gente come vai ser direcionado para tentar resolver esse problema.

Vitaminas para Cabelos e Unhas

Os cabelos, unhas e pele são formados por vitaminas, minerais e proteínas. Quando há falta de algum desses nutrientes, podemos sentir uma piora, precisam de suplementos alimentares que fornecem os nutrientes necessários para crescerem fortes e saudáveis.